terça-feira, 9 de junho de 2015

FUNÇÕES NO COTIDIANO


Ao lermos um jornal ou uma revista, diariamente nos deparamos com gráficos, tabelas e ilustrações. Estes, são instrumentos muito utilizados nos meios de comunicação. Um texto com ilustrações, é muito mais interessante, chamativo, agradável e de fácil compreensão. Não é só nos jornais ou revistas que encontramos gráficos. Os gráficos estão presentes nos exames laboratoriais, nos rótulos de produtos alimentícios, nas informações de composição química de cosméticos, nas bulas de remédios, enfim em todos os lugares. Nem sempre percebemos, mas estamos diariamente em contato com as funções:
  • O valor a receber em aposentadoria depende da taxa que você paga ao INSS, apesar de ser meio contrário, o valor que ira receber é função de quanto foi pago.
  • O Sistema ABO dos grupos sanguíneos é explicado pela recombinação genética dos alelos (a,b,o) e este é um bom exemplo de uma aplicação do conceito de produto cartesiano. 
  • Uma aplicação prática do conceito de relação é a discussão sobre a interação de neurônios (células nervosas do cérebro).
  •  Intensidade da fotossíntese realizada por uma planta em função da intensidade de luz a que ela é exposta.
  • O consumo de combustível é função, entre outras coisas, da velocidade.
  • O imposto de renda é função do salário.
  • Taxa de crescimento de um tecido canceroso e o efeito do tratamento radioativo ou quimioterápico. 

Al-Khwarizmi

ATENÇÃO 1ª SÉRIE!

Dando início ao estudo de Funções, que tal inciarmos conhecendo um pouco da história do Al-Khwarizmi conhecido como o Pai da Álgebra?


Por: Bárbara Luciana Andrade da Silva
       Daniela dos Santos Barreto
       Marineide Moraes Santos




Abu Abdullah Mohammed ben Musa Al-Khwarizmi foi matemático, astrônomo, astrólogo, geógrafo e autor persa, era árabe nascido em torno do ano de 780, em Khawarizm (Khiva), no sul do rio Oxus atualmente Uzbequistão, porém migrou ainda criança junto com seus pais para um lugar no sul de Bagdá. São poucas as informações que se sabe de sua vida.

Este matemático viveu no século IX da era cristã, na época do califa Abássida Al Ma'mum, e morreu em 846; trabalhou na biblioteca denominada casa da ciência, formada por Harum Ar Rashid pai de Al Ma'mum, na qual foram reunidas todas as obras científicas da antiguidade; ele foi também um dos primeiros matemáticos a trabalhar na Casa da Sabedoria, situada em Baghdad, durante o reinado do califa al-Mamum (813-833), unido a Diofante.

Al- Khwarizmi foi autor de vários livros. Em "Sobre a arte hindu de calcular", livro este que mias tarde foi traduzido para o latim e bastante consultado por aqueles que queriam aprender a nova numeração. Apesar de explicar em seu livro que a origem daquelas idéias era hindu, a nova numeração tornou-se conhecido como a numeração de Al-Khwarizmi rugindo assim a palavra "algasismo".



Sua grande obra que perpetuou seu nome foi livro de cálculo Algébrico e confrontação, chamado de: Kitab Al Mukhtassar Fi Hissab Al Jabr Wal Mukabala que apresentava a primeira solução sistemática das equações quadráticas e lineares, que não somente deu o nome de Álgebra a esta ciência, em seu significado moderno, mas abriu um novo tempo para a matemática.

Uma outra grande obra que lhe atribuiu influência foi a introdução ao cálculo hindu no mundo islâmico, o que adiante foi aperfeiçoado por outros matemáticos muçulmanos que o seguiram. Por toda esta colaboração e influência em relação à Álgebra Al-Khwarizmi é considerado o fundador da Álgebra, junto com Diofante.

Já é sabido que Al-Khawarizmi contribuiu de forma bastante significativa no campo da álgebra, portanto, ao escrever um pequeno trabalho sobre o cálculo pelas regras de redução e completação, contribuiu no que é mais simples e útil na aritmética, como as que os homens do mundo contemporâneo precisam sempre no caso das partilhas, heranças, comércio e processos judiciais, e em todos os seus negócios com outros, a escavação de canais, cálculos geométricos, ou quando a medição de terras, e outras coisas de várias naturezas.

No tocante a geometria este matemático também contribuiu de forma bastante significativa, com tábuas astronômicas e outros trabalhos como o seu livro Suratul Ardh (imagem da Terra).

Este matemático estabeleceu seis tipos de equações algébricas que ele mesmo solucionou em seu livro; assim, seu livro que expressa os seis problemas algébricos é um dos melhores se não o melhor sobre o assunto, é tanto que muitos outros matemáticos seguiram os seus passos, contudo, ele foi o primeiro matemático a escrever sobre álgebra, depois dele surgiu Abu Kamil Shuja Ibn Aslam.

Além de todo este histórico, Al Khwarizmi foi um dos astrônomos que participou da Operação Geodésica que tinha como objetivo determinar, na suposição de que a terra era redonda, o tamanho desta e sua circunferência; esta operação foi a mais delicada de sua época.


REFERÊNCIAS:

AL- KHWARIZMI. Disponível em :
http://www.somatematica.com.br/biograf/khwarizmi.php Acesso em 19 out 2011.

BIOGRAFIA: AL- KHWARIZMI. Disponível em: 
http://www.vendaon.com/vendaon/site/cursodematematica/produto/6864-Biografia-AlKhwarizmi.html Acesso em: 19 out 2011.

AL-KHWUARIZMI. Disponível em : 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Al-Khwarizmi Acesso em 19 out 2011.

AL-KHWARIZMI. Disponível em: 
http://www.profgarcia.xpg.com.br/matematicosab.htm Acesso em 31 out 2011.

AL-KHWARIZMI: Numerais. Disponível em: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Al_Khwarizmi_numerais.PNG Acesso em 31 out 2011.

"AL-KHWARIZMI"  VIROU "ALGARISMO" Disponível em: http://educar.sc.usp.br/matematica/let1.htm Acesso em 31 out 2011.