domingo, 17 de agosto de 2014

GEOMETRIA ANALÍTICA

Agora é com vocês 3ª Série!

A Geometria Analítica se baseia nos estudos relacionados à Geometria vinculada ao estudo da Álgebra.
Os estudos relacionados à Geometria Analítica tem seu início no século XVII, estão ligados ao matemático francês René Descartes (1596 -1650), criador do sistema de coordenadas cartesianas e ao francês Pierre de Fermat (1601-1665) cuja contribuição encontra-se num pequeno texto intitulado Introdução aos Lugares Planos e Sólidos e data no máximo, de 1636, mas que só foi publicado em 1679, postumamente, junto com sua obra completa. Disso resulta, em parte, o fato de Descartes comumente ser mais lembrado como criador da Geometria Analítica.
Ao fazer relação da Álgebra com a Geometria, Descartes criou princípios matemáticos capazes de verificar por métodos geométricos as propriedades do ponto, da reta e da circunferência, gerando distâncias entre eles, localização e pontos de coordenadas.
Seu método em La Géométrie, obra de sua autoria,  consistia então em partir de um problema geométrico, traduzí-lo em linguagem de equação algébrica, e depois, tendo simplificado ao máximo a equação, resolvê-la geometricamente.
A geometria analítica ensinada nos livros escolares diz respeito à definição e representação de formas geométricas de modo numérico e a extração de informação numérica dessa representação.

REFERÊNCIA:

DOMINGUES, Ygino H..  Surgimento da Geometria Analítica. Disponível em:  http://www.somatematica.com.br/historia/analitica.php Acesso em: 17 agos. 2014.

Pesquisem em que áreas do conhecimento e situações o estudo da Geometria Analítica pode ser aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário