quarta-feira, 27 de maio de 2009

GINCANA DA MATEMÁTICA

1. INTRODUÇÃO:

Frente às exigências necessárias para uma aprendizagem matemática eficaz, e as dificuldades encontradas no ensino da Matemática, propomos a realização de uma gincana com atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, condição importante para uma aprendizagem matemática satisfatória, visando à desmistificação da Matemática que ainda é vista como uma disciplina fria e distante da realidade dos alunos.

2. COMPETÊNCIA:

Ler e interpretar dados e informações apresentadas em diferentes linguagens e representações.

3. HABILIDADES:

Associar a compreensão do enunciado com a escolha adequada da técnica ou estratégia.
Interpretação, de raciocínio, de cooperação e de formulação de estratégias.
Desenvolver rapidez de raciocínio.

4. ATITUDES:

Paciência, perseverança e curiosidade.
Respeito às individualidades sabendo conviver em grupos.
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5. OBJETIVOS:

Interpretar as informações contidas no desafio, escrevendo-as na linguagem matemática;
Levantar hipóteses e buscar estratégias para a solução de problemas;
Aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos a partir dos conteúdos propostos no decorrer das aulas anteriores.

6. CONTEÚDOS:

Conteúdos diversos já estudados.

7. SÉRIES:

1ª a 3ª Séries do Ensino Médio

8. METODOLOGIA:

O professor responsável deverá formar uma Comissão Organizadora, uma Comissão Julgadora e uma Comissão de Apoio.
As equipes serão em número de quatro. Cada equipe deverá ter participantes de todas as classes e contará com um líder que deverá organizar sua equipe de modo a cumprir as tarefas solicitadas.
A Comissão Organizadora estará incumbida de criar o regulamento da Gincana, fazer a divisão das equipes e a elaboração das tarefas.
As tarefas deverão estar relacionadas a conteúdos já estudados pelos alunos.
1ª tarefa: Desafio: pote de doces.
2ª tarefa: Jogo de computador: Sjoelbak – Bilhar holandês
3ª tarefa: Desafio: As maçãs
4ª tarefa: Desafio de computador: Os sapinhos
5ª tarefa: Desafio: Quem é o penetra
6ª tarefa: Jogo: Caminhando com a Matemática
7ª tarefa: Desafio no computador: Enigma das frações
8ª tarefa: Jogo das pistas
9ª tarefa: Palavras cruzadas
10ª tarefa: Música

9. TEMPO PREVISTO PARA REALIZAÇÃO:

01 dia letivo

10. MATERIAL A SER UTILIZADO:

Papéis diversos, dados, material impresso, computador, data show, etc.

11. AVALIAÇÃO:

A avaliação de dará com o preenchimento de uma filha de avaliação por equipe que obedecerá aos seguintes critérios:
I – Interesse na execução das tarefas
II – Comprometimento com as tarefas assumidas
III – Freqüência (não se afastou do grupo durante os trabalhos)
IV – Disponibilidade para com a equipe de trabalho
IV – Elaboração de um relatório sobre as atividades desenvolvidas.

12. REFERÊNCIAS:

Desafios Matemáticos. Disponível em: http://www.somatematica.com.br/desafios.php . Acesso em: 12 março 2009.
Jogo dos sapinhos. Disponível em: http://quizes.com.br/jogos/leap_frog Acesso em: 25 abril 2009.
Jogo: Sjoelbak – Bilhar holandês. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/sjoelbak-428032.shtml Acesso em: 22 ago 2008
Pote de doces. Disponível em: http://amatematicaeodia-a-dia.blogspot.com/ Acesso em: 25 abril 2009.

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