sábado, 6 de junho de 2009

TECNOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR

A tecnologia no âmbito escolar
Marineide Moraes Santos
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Mesmo com as diferenças econômicas e sociais, as tecnologias têm desempenhado importante papel na vida social. Por exemplo, temos as redes de televisão que impetram multidão de pessoas levando a estas informações diversas.
Quaisquer que sejam seus métodos, a inserção da tecnologia implica mudanças nos aspectos sociais, políticos e culturais alem de inculcar uma nova ideologia e mudanças de valores na sociedade, por isso é importante que o indivíduo não seja passivo às informações que elas trazem e exerça sua atitude crítica, questionando essas informações de modo a formar opiniões que mostre a sua identidade.
O professor é um facilitador da aprendizagem, e como tal precisa buscar novas formas para que esta aconteça de forma dinâmica e envolvente saindo da rotina de sala de aula. A tecnologia é um desses meios eficazes para que isso aconteça. Para que o professor tenha êxito em sala de aula com o uso das tecnologias precisa antes verificar que atividades podem ser feitas, de modo que os alunos compreendam o que e para quer está fazendo.
O uso da tecnologia na sala de aula não está apenas na sua aplicabilidade, e sim na intenção que esta ação pedagógica implica para a aprendizagem do aluno, entretanto para que o professor a utilize precisa antes saber usá-la, a fim de incorporar essas atividades com objetivo bem definidos e não apenas encaixar de forma aleatória.
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“a educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela, utilizar computadores na educação, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade crítica e criativa de nossos meninos e meninas. Depende de quem o usa, a favor de que e de quem, e para quê. O homem concreto deve se instrumentalizar com os recursos da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação.” (FREIRE, 2001, p. 98)
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Muitas escolas dispõem de grande parte desses recursos e essa prática precisa estar inserida no Projeto Político Pedagógico, entretanto muitos profissionais da educação ainda não estão preparados para essa prática. A escola precisa de um técnico que oriente quanto ao uso desses equipamentos, que dê suporte ao professor que ainda não foi capacitado para tal.
Acredito que o primeiro passo para contribuir com a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação na sala de aula constitui em a comunidade escolar procurar rever seu Projeto Político Pedagógico fazendo introduzir nele, ações que levem à utilização e capacitação dos profissionais de educação para o uso dessas tecnologias na sala de aula.
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FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.


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