sexta-feira, 5 de junho de 2009

A utilização de softwares educacionais na sala de aula

A utilização de softwares educacionais na sala de aula
Marineide Moraes Santos

Dentro do campo da Informática podemos encontrar exemplos de softwares, para várias áreas específicas, que podem ser usados no ambiente da sala de aula de modo a auxiliar na aprendizagem.

Entretanto, a escolha desses softwares não deve ser feita de forma aleatória, apenas como o objetivo de ludicidade, mas sim, tendo como principal foco, os objetivos curriculares que se pretendem alcançar, atendendo ao contexto educacional em que a escola se encontra inserida.

"A utilização do computador em Educação só faz sentido na medida em que os professores o conceberem como uma ferramenta de auxílio as suas atividades didático-pedagógicas, como instrumento de planejamento e realização de projetos interdisciplinares, como elemento que motiva e ao mesmo tempo desafia o surgimento de novas práticas pedagógicas, tornando o processo ensino-aprendizagem uma atividade inovadora, dinâmica, participativa e interativa". (TEIXEIRA & BRANDÃO, 2003, p.1)

Outro ponto importante é a necessidade de o professor conhecer bem o software que vai ser utilizado, pois assim como qualquer outro software, os educacionais possuem também limitações que precisam estar claras antes de ser apresentadas em sala de aula.

REFERÊNCIA:

TEIXEIRA, Adriano Canabarro; BRANDÃO, Edemilson Jorge Ramos. Software educacional: o difícil começo. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigos/adriano_software.pdf Acesso em 31 jan 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário