sexta-feira, 5 de junho de 2009

USANDO A CALCULADORA


As funções trigonométricas em muitas calculadoras, são trabalhadas diretamente com teclas específicas. Por exemplo: sen 30°. Digita-se a medida do ângulo, no caso 30º, e aciona-se a tecla sin; o resultado será imediato: 0,5. Podemos então traçar o esquema:
____
Medida do ângulo _+ _Tecla da função trigonométrica desejada
________
Porém, certas marcas de calculadoras científicas requerem algumas informações prévias, como definição de como os ângulos serão introduzidos no cálulo, se em graus, radianos ou grados. Para tanto, existe a trcla Mode, até que a unidade apareça no visor. Para agilizar as operações, muitas calculadoras dão o formato automaticamente em gaus.
Calculadoras que apresentam a tecla DMS permitem a conversão em graus de ângulos expressos em graus, minutos e segundos.
A função inversa, INV DMS, permite a transformação em sentido oposto.
Vale lembrar que nas calculadoras científicas as funções trigonométricas seno, cosseno e tangente são indicadas, respectivamente, pelas teclas sin, cos e tan.
--------
Acompanhe alguns usos.
-------------
1. Converter 33°21' 32" em graus.
-------
Teclado _________Visor
33.2132 _________33.2132
DMS ---------------------33.35888888
----------------
2. Determine o seno de 66°.
-------
Teclado __________Visor
66 _______________66
sin _______________0,9135454576
----------
3. Ache o cosseno de 1 rad.
Selecionar a unidade em RAD.
-----------
Teclado ___________Visor
1 _________________1
cos_______________ 0,5403023058
----------
4. Determinar a tangente de 15°21'.
Selecionar a unidade angular em DEG.
-------
Teclado ___________Visor
15.21 _____________15.21
DMS ______________15.35
tan ________________0.2745072421
------
------
REFERÊNCIA:
-----
GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto. Matemática Completa. 2ed. São Paulo: FTD, 2005.(Coleção matemática completa)

2 comentários:

  1. Oi amiga. Será que vc pode me ajudar? Na calculadora CIS tem como vc me dizer qual o botão que eu uso? A minha não tem nenhuma dessas que vc disse! Desde já obrigada ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal nada de elogio pra mim.
    Eu que sou muito leigo em calculadora trigonométricas eu gastei uns 3anos pra ter um pouco de conhecimento.
    Mais deu para eu aprender alguma coisa pelo para fazer o meu jogo de loteria.
    E fazer as minhas astrologias. Vale a pena aprender é só não desisti.

    ResponderExcluir